MindSerena: um processo de crescimento pessoal e de um serviço

MindSerena: um processo de crescimento pessoal e de um serviço

1-mindserena.processo de crescimento (2)-min
MindSerena

MindSerena: um processo de crescimento pessoal e de um serviço

Era uma vez um SPO, que durante o período de Pandemia conseguiu mobilizar recursos à distância e acompanhar as situações mais preocupantes. Se a preocupação desse serviço sempre foi a saúde mental e o bem-estar, com a pandemia a preocupação aumentou: rapidamente antecipamos que a saúde mental dos nossos alunos, assim como a dos professores, funcionários e pais, entraria numa espiral descendente.

Nesse contexto, o SPO da EBIPV, aceita o convite do FORTIS para participar numa formação de Mindfullness, extensivo a 2 ou 3 professores. Rapidamente formou-se uma equipa. Equipa formada por: 3 psicólogas, 2 técnicas da área da psicomotricidade e duas professoras, todas prontas para receber a formação online. Nesse primeiro contacto, à distância, sentiu-se de imediato uma grande proximidade entre as pessoas. Entre nós, enquanto FOC, mas também com os participantes da ESVN, do FORTIS e acima de tudo com as formadoras. Fomos realmente acolhidas pelas doces palavras da Albertina e da Cristina.

Esse acolhimento culminou com o retiro de silêncio. Experiência inovadora para todos. Pela partilha do espaço, pelo silêncio, pela comida vegetariana, pelas tarefas domésticas, pelos olhares, exercícios de yoga, meditação, respiração, inspiração…expiração!

E assim entramos na “aventura Mindserena”. No ano letivo 2021/2022, o programa foi implementado em 4 turmas do 7º ano, 3 turmas do 5º ano e uma turma do programa pré-profissionalização. Em cada turma, um elemento do SPO e um elemento do FORTIS, durante 8 semanas implementaram o “Uma Aventura na terra do Mindserena”. E todas as turmas beneficiaram também de pelo menos uma prática de meditação por semana, conduzida pelas professoras. E como valorizamos muito o “cuidar”, realizamos 3 eventos com funcionários da escola. Sempre como uma forma de agradecimento pelo trabalho que desenvolvem na escola.

2021/2022 foi muito bom, pois tínhamos mais ovos para a nossa omelete. Foi possível abranger cerca de 125 alunos e 30 funcionários.

No presente ano letivo, devido a redução de elementos no SPO, optamos por implementar o programa apenas nas turmas de 7º ano, ou seja, cerca de 60 alunos. Conseguimos também fazer um evento com funcionários. Muito importante referir que pontualmente foi feito um refreshing com as turmas que trabalhamos no ano passado.

Importa dizer que se obteve uma maior proximidade com todos esses alunos. Lançou-se uma semente que vamos vendo crescer em pequenas ações. Sempre que surge uma “crise” com algum desses alunos, basta fazermos uma pequena referência ao Mindseresna e numa respiração profunda o foco da atenção é direcionado para uma maior tranquilidade.

Formação Minserena

 

Quando iniciamos esta Aventura Mindserena, houve quem dissesse qualquer coisa do género “Isto é sem retorno, certo?” E de facto, o Mindserena fez crescer o SPO, fez crescer a FOC e certamente a nossa comunidade ficou mais bem cuidada. E para tal houve também a participação em mais formações e retiros, permitindo um grande enriquecimento pessoal.

E neste percurso que temos feito temos uma certeza, procuramos levar diariamente os pilares do Mindserena connosco, exemplificando:

– “Não julgar”: não estamos sempre a fazer julgamentos acerca do que está certo, ou errado, justo ou injusto. Procuramos apenas fazer o melhor que sabemos;

– “Paciência”: de forma paciente temos conseguido lidar com todas as adversidades e certamente temos tido muitas;

– “Mente de principiante”: de forma atenta olhamos para o outro e estamos sensibilizadas para a descoberta, com admiração e contemplação;

– “Confiança”: uma maior confiança entre os vários elementos do SPO, mas também entre os diferentes interlocutores, permitindo a aceitação de falhas e uma maior flexibilidade;

– “Não lutar”: podemos nos cansar, mas nunca ficamos desgastadas pelas lutas que surgem. Apercebemo-nos do que nos incomoda e acarinhamos o desconforto numa respiração profunda;

– “Aceitação”: aceitamos o correto e o incorreto, o perfeito e o imperfeito, o bom e o mau, o bem e o mal;

– “Deixa ir”: não nos apegamos à determinadas questões, acima de tudo procuramos viver o momento. 

E num trocadilho com os pilares, vos agradeço:

Pela paciência de me ouvirem, por não me julgarem pelo facto de não trazer um power point todo lindo; por se deixarem ir ao som da minha voz, por não lutarem contra algum desconforto físico; por aceitarem as minhas fragilidades; por confiarem que todos podemos mudar para melhor, se mantivermos uma mente de principiante que nos permita contemplar o que de mais belo existe na vida: o próprio ser humano e a natureza.

 

 

E nunca esquecer: “Gentileza, gera gentileza!”

 

Praia da Vitória, 13 de junho de 2023

 

Silvia Tavares

 

Próximos eventos